Saiba mais sobre doenças alérgicas comuns, sintomas, paradigmas de gerenciamento e considerações de teste.
Seu paciente é candidato a testes específicos de IgE?
Obtenha informações detalhadas sobre alérgenos inteiros e componentes de alérgenos.
Saiba mais sobre doenças alérgicas comuns, sintomas, paradigmas de gerenciamento e considerações de teste.
Seu paciente é candidato a testes específicos de IgE?
Obtenha informações detalhadas sobre alérgenos inteiros e componentes de alérgenos.
Apesar não receber tanta atenção, as alergias no verão também são comuns. O verão é uma estação para relaxar e aproveitar ao máximo o tempo ao ar livre, mas também pode trazer consigo uma série de estímulos e sintomas de alergia. Uma mistura de pólen e alérgenos presentes durante todo o ano, a temporada de alergias de verão, tipicamente do inicio de dezembro até fevereiro (dependendo da localização), ocorre entre o pico da polinização das árvores e o início da polinização das ervas daninhas no outono.1
Aproveitar as alegrias da diversão ao ar livre sob o sol pode significar lidar com a realidade incômoda do aumento da exposição a alérgenos. Os gatilhos de alergias mais comuns durante os meses de verão incluem ambrósia, certos tipos de pólen de árvores, de grama, picadas de insetos e alguns tipos de mofo.1 Primeiro, você precisa ser exposto a um alérgeno para se tornar alérgico a ele.2,3 Se uma alergia se desenvolver, seu corpo produzirá anticorpos IgE como resposta imune, porque acredita que o alérgeno é um invasor, causando seus sintomas de alergia.2
As árvores geralmente são responsáveis pelo pólen na primavera, mas diferentes tipos de árvores também podem causar problemas no verão. Pólen e gramíneas são comuns no verão Observe que os tipos de árvores e gramíneas que florescem e causam sintomas podem variar de acordo com a região. .
O mofo, também chamado de bolor, pode ser encontrado em ambientes externos em plantas e na água, assim como em ambientes internos como banheiro e cozinha. Com o verão, chegam a chuva e a umidade, criando o ambiente úmido perfeito para que os esporos de mofo prosperem. Assim como ocorre com o pólen, a prevalência de mofo varia de acordo com a região e o clima.
Com as flores desabrochando e o clima quente, são comuns no verão os insetos com veneno, como abelhas e vespas, convidados indesejados para seus piqueniques ao ar livre. Uma reação alérgica ao veneno de insetos pode ser grave e pode levar à anafilaxia.
É improvável ser alérgico à chuva, no entanto, as correntes de ar ascendentes e descendentes das chuvas de primavera podem acumular alérgenos e levá-los para as nuvens. Lá, os raios e a alta umidade os decompõem em partículas mais fáceis de serem inaladas, liberadas durante as chuvas, causando sintomas de alergia.4
Os sintomas de alergia observados no verão podem ocorrer em ambientes internos ou externos e podem ser semelhantes aos sintomas que você apresenta na primavera.
| Coriza | Olhos lacrimejantes |
| Espirros | Tosse |
| Coceira nos olhos e pálpebras | Olheiras sob os olhos |
De churrascos a ondas na praia, não deixe que os sintomas de alergia atrapalhem seus dias ensolarados de verão. Para ajudar a encontrar alívio, primeiro você precisa saber o que pode estar causando as reações. Apesar de os sintomas de alergia da primavera e do verão serem semelhantes, a principal diferença está nos agentes alergênicos específicos que provocam esses sintomas em cada estação.
Não espere o verão passar para marcar uma consulta com um especialista. Uma das maneiras mais comuns de se testar a sensibilização alérgica é pedir a um médico exames de sangue de IgE específicos, que medem a quantidade de anticorpos alergênicos específicos em seu sangue. De acordo com os níveis de determinados anticorpos, um profissional de saúde pode ajudá-lo a entender a possível causa dos sintomas e como reduzir a exposição a eles.
Entendendo e controlando os sintomas das alergias, você pode aproveitar a temporada de verão sem ser prejudicado por espirros e tosse Converse com seu médico para definir um plano de prevenção de fatores desencadeantes:1
Monitore a presença de pólen e mofo.
Mantenha as janelas e portas fechadas em casa e no carro durante a temporada de alergias.
Troque de roupa depois de trabalhar ou brincar ao ar livre.
Use uma máscara com filtro de classificação NIOSH 95 ao cortar a grama ou fazer tarefas ao ar livre.
Os anti-histamínicos podem nem sempre ser a melhor opção para ajudar a controlar os sintomas, especialmente se não houver confirmação de que você é alérgico.
Na verdade, de acordo com estudos, 65% das pessoas com sintomas de alergia que usavam anti-histamínicos não eram realmente alérgicas, o que significa que estavam desperdiçando dinheiro e tempo tentando encontrar alívio.4
Converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer um exame de sangue de IgE específico para esclarecer melhor o que pode estar causando seus sintomas de verão e informar sua busca por alívio.
Se você é um profissional de saúde, clique abaixo para saber mais sobre como o exame de sangue de IgE específica pode ajudar no diagnóstico de alergias sazonais.
Veja os parâmetros de prática e as diretrizes para rinite alérgica que você pode observar em pacientes durante a temporada de alergias de verão.
Explore a nossa enciclopédia de alérgenos, um recurso facilmente compartilhável e de fácil utilização pelos pacientes, que inclui informações sobre quais pólens podem estar causando alergias sazonais e como eles podem afetar as alergias alimentares e influenciar os planos de tratamento dos pacientes.