Saiba mais sobre doenças alérgicas comuns, sintomas, paradigmas de gerenciamento e considerações de teste.
Seu paciente é candidato a testes específicos de IgE?
Obtenha informações detalhadas sobre alérgenos inteiros e componentes de alérgenos.
Saiba mais sobre doenças alérgicas comuns, sintomas, paradigmas de gerenciamento e considerações de teste.
Seu paciente é candidato a testes específicos de IgE?
Obtenha informações detalhadas sobre alérgenos inteiros e componentes de alérgenos.
Junho de 2022 | Linda Armstrong | ✓ Revisão médica por: Fabio Iachetti, médico
Fabio Iachetti é médico licenciado com mais de 15 anos de experiência diversificada em várias áreas de doenças como alergia, cardiovasculares, dor, gastrointestinais, reumatologia, de urologia e Diabetes. É Gestor Médico Sênior no departamento de Alergia na equipe de Assuntos Clínicos Globais da divisão de Imunodiagnósticos da Thermo Fisher Scientific.
Apesar de o teste Radioalergoabsorvente, também conhecido por RAST, ser tão avançado como um telefone rotativo, o RAST costumava ser o creme de la crème do diagnóstico de alergias. Na verdade, este exame de sangue, que mede o IgE específico (falaremos mais sobre isto mais tarde), tornou-se tão comum que muitos médicos começaram a utilizar esta marca, agora antiquada, como um termo genérico. Pode dizer-se que o RAST teve o mesmo impacto nos exames de sangue de alergias que o plástico bolha teve na embalagem de materiais com amortecimento de ar.
No entanto, o problema é que, embora os exames de sangue para alergia tenham evoluído consideravelmente, algumas pessoas ainda insistem em utilizar a terminologia antiga. A verdade é que o RAST não é um termo genérico para os exames de sangue de IgE específico modernos. Chamar todos os exames de IgE específico de RAST seria como chamar todos os carros de Ford Modelo T. (Fazer isto faz tanto sentido como abastecer um Tesla com gasolina.)
Para esclarecer o registro e garantir que todos utilizemos a terminologia correta, listamos cinco fatos sobre os testes RAST, juntamente com um breve compêndio para ajudá-lo a compreender melhor os exames de IgE específico.
Embora o RAST tenha sido a primeira marca de exames laboratoriais a detectar o IgE específico no sangue, o RAST não é sinônimo de exames de sangue de alergia modernos e não deve ser utilizado como termo genérico.1
Os atuais exames de sangue de IgE específico são uma evolução da antiga metodologia RAST.1 Para as pessoas que são fãs de ciência: Os testes modernos de IgE específico incluem ensaios de imunoabsorção enzimática (ELISA), Fluoroenzimaimunoensaio (FEIA) e ensaios quimioluminescentes.2
De acordo com as Diretrizes dos Institutos Nacionais de Saúde para o diagnóstico e tratamento de alergias alimentares dos EUA, os ensaios de IgE de imunofluorescência in vitro (que é um modo sofisticado de se referir aos exames de sangue de alergias atuais) são superiores tanto na sensibilidade como na especificidade em relação ao RAST.3 (Tradução: Os exames de sangue de alergias modernos são mais precisos do que o RAST.)
Fazer isso é como investigar a qualidade do som de um leitor de cassetes para obter informações sobre os AirPods.
Por exemplo, desde 2010, o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infeciosas (NIAID) e os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos EUA recomendaram a descontinuação do RAST como ferramenta de diagnóstico de alergias.2
Agora que compreende a diferença entre o RAST e os exames de sangue de alergias modernos, vamos retomar o que foi referido anteriormente e analisar rapidamente os testes de IgE específico em geral.
IgE significa imunoglobulina E, que é um tipo de anticorpo (ou seja, uma proteína produzida pelo sistema imunológico em resposta à presença de uma substância estranha, também conhecida como antígeno).4-5 O seu corpo pode produzir anticorpos de IgE específico para um alérgeno (p.ex., pólen, mofo, um alimento específico etc.) na primeira vez que entrar em contato com ele. Isto se chama sensibilidade.4
Por exemplo, digamos que inalou pólen de ambrósia. O seu sistema imunológico pode ter um diálogo interno parecido com este: "Oh não! Há um invasor. Soltem o Kraken!" O “Kraken” representa os anticorpos de IgE específico e, uma vez libertados, apresenta sensibilidade a este pólen específico.
Da próxima vez que o seu corpo entrar em contato com o pólen de ambrósia, o seu sistema imunológico provavelmente liberará grandes quantidades de IgE (uma frota inteira de "Krakens", se quiser pôr nestes termos). Isto acaba por levar à liberação de histamina como um mecanismo de defesa.4 Em seguida, esta histamina cria sintomas de alergia, como espirros, olhos lacrimejantes, anafilaxia etc.
As alergias são a causa mais comum de IgE elevada, por isso os exames IgE específicos relacionados com alergias procuram a presença de IgE no sangue.1 Juntamente com um histórico clínico detalhado e um exame físico, os médicos podem utilizar os exames de sangue de IgE específico para ajudar a diagnosticar alergias.
Os testes também podem levar ao alívio dos sintomas. Ou seja, se você sabe a que é alérgico, pode conseguir reduzir a sua exposição a alérgenos individuais e, por sua vez, ajudar a aliviar os sintomas e melhorar o controle da asma, rinite e eczema.3
Se estiver pronto para dar o salto e passar da aprendizagem sobre os exames de sangue de alergias para a marcação de um exame de IgE específico para você, complete o nosso rastreador de sintomas, que irá gerar um perfil de sintomas que você poderá revisar com o seu médico para decidir se um exame de sangue de IgE específico é adequado para você. Consulte também o artigo "Como pedir ao seu médico para realizar um exame de sangue de alergias" para obter pontos para esta conversa importante.
Monitore os sintomas de alergia e prepare-se para uma consulta com um médico.
Saiba mais sobre alérgenos específicos, incluindo sintomas comuns, tratamento e alívio de sintomas.
Você é um médico? Obtenha informações abrangentes sobre centenas de alérgenos integrais e componentes alergênicos.