Alergia a pelos de animais - o que causa e como encontrar alívio?

Setembro de 2023   Luke Lemons  |  ✓  avaliado clinicamente por:  Gary Falcetano, PA-C, AE-C

A clássica tragédia do dono de animal de estimação: amar seu amiguinho, mas também sofrer sintomas de alergia por causa dele. Para muitas pessoas com alergias a animais de estimação, acredita-se que a única maneira de conviver com um cão ou um gato é (1) ter muitos medicamentos para alergia à mão ou (2) simplesmente desistir de ter um animal de estimação em casa.

Como culpá-los quando as alergias a animais de estimação podem causar uma série de sintomas alérgicos, como nariz escorrendo, congestão nasal, coceira nos olhos e espirros? Sem mencionar que as alergias a animais de estimação também podem contribuir para crises de asma e outros sintomas de asma alérgica.1-3

No entanto, graças à pesquisa científica sobre "componentes alergênicos de animais", agora sabemos mais informações importantes sobre o que causa sintomas de alergia a animais ajudando aqueles com alergias a encontrar novas soluções e opções de gerenciamento que permitem respirar mais facilmente na presença de cães ou gatos.

O que são alergias a pelos de animais?

Devido à sua popularidade, cães e gatos estão entre os animais de estimação mais comuns que causam alergias (não que seu coelho, porquinho-da-índia ou cavalo também não possam ser culpados). Contrariamente à crença popular, geralmente não são os pelos de animais de estimação que causam os sintomas de alergia mas sim as partículas de pele soltas, conhecidas como caspa de animal de estimação, encontradas na pelagem solta. E, assim como os humanos, os animais de estimação eliminam células mortas da pele, então mesmo quando não há pelos visíveis, ainda pode haver alérgenos rodando pela casa.

No entanto, não é apenas essa pele morta que pode provocar reações em pessoas com alergias a animais de estimação. Também é possível que a saliva do animal cause reações. Isso significa que todos aqueles carinhos e "beijos" amorosos do seu cão ou gato podem potencialmente causar sintomas como coceira na pele ou eczema.1,2 Além disso, os alérgenos também podem estar presentes na urina do animal, que pode ser transportada em seus pelos e, posteriormente, tornar-se dispersa no ar (um pouco desagradável, sabemos).6

Tudo isso ocorre devido aos alérgenos presentes nos pelos e na saliva do animal.2 Mas o que há nesses alérgenos que causa os sintomas de alergia a animais de estimação? A resposta são componentes alergênicos de animais de estimação.

O que são componentes alergênicos de animais de estimação?

Imagine um alérgeno de gato como um quebra-cabeça gigante composto de peças menores. Todo o quebra-cabeça é chamado de alérgeno integral, e as peças individuais são chamadas de componentes alergênicos.

Por muito tempo, os profissionais de saúde só podiam testar se alguém estava sensibilizado ao alérgeno como um todo. No entanto, agora é possível usar um exame de sangue próprio para alergias e ajudar a descobrir se alguém tem uma alergia potencial a um ou vários dos componentes do alérgeno.

Por que os componentes alergêicos são importantes se você tiver alergias a animais de estimação? Bem, entender se você tem alergia a diferentes tipos de componentes alergênicos pode ajudar os profissionais de saúde a entender melhor seus sintomas e até mesmo indicar se as reações alérgicas são devidas a algo fora de todo o alérgeno.1,2

Por exemplo, imagine se você fosse alérgico a apenas uma proteína (componente alergênico) do "quebra-cabeça" maior do alérgeno total do gato. Se você só for testado para verificar se há uma possível sensibilização ao alérgeno como um todo, nunca saberá especificamente a que parte desse alérgeno você está sensibilizado, o que significa que terá menos informações para ajudar a aliviar os sintomas.

Whole allergen compared to allergen components

Como os componentes alergênicos de animais de estimação podem ajudar no tratamento de alergias?

Alergia a gato

Os componentes alergênicos do gato fornecem uma variedade de informações sobre alergias a gatos e outras doenças alimentares ou respiratórias.1-3 Alguns desses componentes podem indicar se alguém está em alto risco de desenvolver asma ou se podem ter a síndrome porco-gato, que é um tipo de alergia que surge ao consumir carne suína (porco).2 Os componentes alergênicos do gato também ajudam os alergistas a otimizar a imunoterapia para que possam administrar as injeções de alergia mais relevantes.1-3

Vale ressaltar que o componente alergênico Fel d 1 do gato, produzido nas glândulas salivares e sebáceas do gato, pode ser transferido para a pelagem e a caspa do gato por meio de lambidas e higiene. 5 Portanto, à medida que um gato solta pelos, o Fel d 1 se dispersa pela sua casa e nas suas roupas.

Alergia a cães

Semelhante aos componentes alergênicos do gato, os componentes alergênicos do cachorro podem fornecer informações aos profissionais de saúde que os ajudam a decidir sobre os melhores tipos de injeções de alergia a serem utilizadas durante a imunoterapia. Os componentes alergênicos do cachorro também ajudam a determinar o nível de risco de desenvolver asma grave, permitindo compreender o nível do risco de trazer um cachorro para casa.1-3

Ao contrário da crença popular, cães hipoalergênicos não são "livres de alérgenos."2 Muitos desses tipos de cães, como o poodle, simplesmente soltam menos pelos, o que significa que há menos caspa de animal no ar. Todas as raças produzem as proteínas que compõem os alérgenos encontrados na saliva, urina e caspa, e embora esses níveis possam variar, não existe algo como um "filhote" completamente livre de alergias.2

No entanto, o componente alergênico do cachorro "Can f 5" é produzido apenas em cães machos, o que significa que se você for alérgico apenas a esse componente específico, talvez possa tolerar uma cadela e ter menos reações alérgicas. Por isso, é valioso fazer testes com componentes alergênicos se estiver considerando adotar um cachorro.1-3

Como posso gerenciar minhas alergias a animais de estimação?

Gerenciar suas alergias a animais de estimação começa com uma compreensão mais profunda delas (o conhecimento é poder!). Isso significa que o primeiro passo em direção ao alívio deve ser fazer testes para sensibilização a alérgenos de animais de estimação e seus componentes, a fim de obter mais informações sobre sua saúde e desenvolver um plano de gerenciamento eficaz. Como fazer um teste de alergia.

Após você e seu profissional de saúde obterem os resultados específicos do teste de IgE no sangue, o teste de sangue conveniente descrito anteriormente, vocês podem trabalhar juntos para reduzir a exposição aos alérgenos de animais de estimação de algumas dessas maneiras:2-4

  • Tente manter os animais de estimação fora do seu quarto ou áreas de grande circulação, como o escritório em casa ou a cozinha, ajudando a reduzir os níveis de alérgenos.
  • Limpe/limpe os móveis ou superfícies nos quais seu animal de estimação gosta de relaxar. (Gatos adoram um computador quentinho, não se esqueça do teclado!)
  • Considere aspiradores ou purificadores de ar que contenham filtros HEPA, que ajudam a controlar alérgenos no ar originados da caspa de animais de estimação.
  • Banhe seu animal de estimação regularmente. A The Humane Society recomenda que pessoas com alergias banhem seus gatos ou cachorros aproximadamente uma vez por semana.
  • Se você é alérgico apenas à proteína Can f 5 do cachorro, considere adotar uma cadela, já que esse componente é produzido apenas em cães machos.1
  • Para gatos, mova a caixa de areia para um cômodo com pisos polidos para facilitar a limpeza da caspa.
  • Para cachorros, certifique-se de lavar as mãos após brincar de pegar ou após uma sessão de cabo de guerra, já que os alérgenos também podem ser encontrados na saliva do cachorro.

Possuir ou considerar ter um animal de estimação ao qual você acha que é alérgico pode ser difícil, mas existem maneiras de gerenciar e controlar seus sintomas alérgicos, e tudo começa com a realização de um exame de sangue conveniente para sensibilização a alérgenos e componentes de animais de estimação. Converse com seu profissional de saúde hoje sobre realizar exames de sangue para alergias para componentes alergênicos de animais de estimação e certifique-se de experimentar nosso teste de sintomas para garantir que você chegue à sua consulta preparado para ter uma conversa informativa sobre sua potencial alergia a animais de estimação.

Ferramentas para entender as alergias

 

Monitore os sintomas de alergia e prepare-se para uma consulta com um médico.

Saiba mais sobre alérgenos específicos, incluindo sintomas comuns, tratamento e alívio de sintomas. 

Você é um médico? Obtenha informações abrangentes sobre centenas de alérgenos integrais e componentes alergênicos.

  1. Dramburg S. et al. EAACI Molecular Allergology User's Guide 2.0. Pediatr Allergy Immunol. 2023 Mar;34 Suppl 28:e13854; pg. 242-248.
  2. Dávila I. et al. Consensus document on dog and cat allergy. Allergy. 2018 Jun;73(6):1206-1222.
  3. Schoos AM, Nwaru BI, Borres MP. Component-resolved diagnostics in pet allergy: Current perspectives and future directions. J Allergy Clin Immunol. 2021 Apr;147(4):1164-1173.
  4. “Managing Cat Allergens - Landmark Purina Study.” Purina, www.purina.com/product-innovation/managing-cat-allergens. Acessado em 14 de agosto de 2023.
  5. National Institute, of E. H. S. (n.d.). Pet allergens. National Institute of Environmental Health Sciences. https://www.niehs.nih.gov/health/topics/agents/allergens/pets/