O que é uma infecção do ouvido? 


Quando ocorre no ouvido médio, uma infecção no ouvido também é chamada de otite média. As tubas auditivas equalizam a pressão e permitem a drenagem dos ouvidos para o nariz. Às vezes, devido a um resfriado, gripe ou alergia, as tubas auditivas podem ficar inchadas e reter fluido no ouvido médio. Esse fluido se torna o lugar perfeito para bactérias e vírus crescerem, o que pode resultar em uma infecção, geralmente com sintomas inflamatórios.  

 

Quais são as causas de infecções de ouvido?

As Infecções do ouvido têm muitas causas, são mais comuns durante o outono e o inverno, quando a chance de pegar resfriado ou gripe é maior. A inflamação e a congestão de alergias também podem resultar em infecções do ouvido. Por exemplo, pessoas com alergias sazonais, como alergias ao pólen, podem ter um risco maior de infecções de ouvido quando as contagens de pólen são altas porque suas reações alérgicas podem causar congestão e inflamação. 

Ear Infection Symptoms

 Os sintomas comuns de infecção no ouvido incluem: 

  • Dor de ouvido  
  • Coceira no canal auditivo
  • Dores de ouvido  
  • Febre 
  • Estalos nos ouvidos  
  • Ouvidos com sensação de entupimento, tampados ou cheios 
  • Diminuição da audição 

Bebês e crianças com infecções no ouvido podem ter sintomas adicionais, irritabilidade maior, dificuldade para dormir, ficar puxando as orelhas ou perda de apetite.  

Ear Infection Treatment

Os sintomas de infecções de ouvido geralmente melhoram nos primeiros dias, e a maioria das infecções desaparece sozinha dentro de uma a duas semanas sem qualquer tratamento. No entanto, algumas evidências sugerem que o tratamento com antibióticos pode ser útil para determinadas crianças com infeções no ouvido. Por outro lado, o uso excessivo de antibióticos pode fazer com que as bactérias se tornem resistentes ao medicamento. Converse com um médico sobre os possíveis benefícios e riscos do uso de antibióticos.1

Para o controle da dor, um médico pode aconselhar tratamentos para diminuir a dor de uma infecção no ouvido. Estes podem incluir analgésicos e medicamentos anti-inflamatórios.1 

What is chronic otitis media? 

A otite média crônica pode ser definida como uma efusão do ouvido médio sem perfuração que persiste por mais de um a três meses.2 Também chamada de otite média serosa crônica, geralmente ocorre gradualmente ao longo de muitos anos em pessoas com problemas de ouvido frequentes ou de longa data.

Os sinais de alerta da otite média crônica incluem:3

  • Perda auditiva 
  • Secreção auricular crônica 
  • Bloqueio persistente da plenitude do ouvido 
  • Desenvolvimento de problemas de equilíbrio 
  • Fraqueza facial 
  • Dor de cabeça ou dor persistente no ouvido interno 
  • Febre  
  • Confusão ou sonolência 
  • Secreção ou inchaço atrás da orelha 

Se não tratada, a otite média crônica pode não apenas causar dor intensa, mas também resultar em complicações graves, inclusive deficiência auditiva permanente.4

Chronic Otitis Media Triggers and Causes 

Embora a maioria dos problemas com otite média crônica esteja associada a infecções, as sensibilizações alérgicas podem ser um fator de risco para episódios recorrentes da doença. Acredita-se que aproximadamente 20% dos pacientes com otite média serosa crônica tenham uma alergia subjacente contribuinte.Há também uma correlação significativa entre otite média crônica e doença alérgica.6

Is it an allergy or something else?

Então, como você sabe se as alergias estão contribuindo para uma infeção no ouvido? Prestar muita atenção à apresentação do sintomas e transmitir essas informações aos médicos pode ajudá-los a direcionar o testes que podem identificar os alérgenos sensibilizantes relevantes. Essas informações podem ajudá-lo a elaborar um plano de gerenciamento abrangente, que pode incluir a prevenção de alérgenos conhecidos visando manter uma pessoa abaixo do limite de sintomas. Se a otite média crônica estiver ocorrendo ao lado de um diagnóstico de alergia, evitar possíveis desencadeantes pode ser, por si só, uma estratégia de gerenciamento promissora.7 

Um simples exame de sangue, juntamente com seu histórico médico, pode ajudar a identificar desencadeantes alérgicos subjacentes.

Pronto para fazer o teste?

Ferramentas para entender as alergias

 

Monitore os sintomas de alergia e prepare-se para uma consulta com um médico.

Saiba mais sobre alérgenos específicos, incluindo sintomas comuns, tratamento e alívio de sintomas. 

Você é um médico? Obtenha informações abrangentes sobre centenas de alérgenos integrais e componentes alergênicos.

  1. Mayo Clinic, “Ear infection (middle ear),” https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/ear-infections/diagnosis-treatment/drc-20351622 (acessado em 27 de agosto de 2021).  
  2. Qureishi A, Lee Y, Belfield K, Birchall JP, Daniel M. Update on otitis media – prevention and treatment. Infection and Drug Resistance. 2014;7:15-24. doi:10.2147/IDR.S39637.  
  3. University of Maryland Medical Center [Internet]. Baltimore (MD): University of Maryland Medical Center; 2021. Disponível em: https://www.umms.org/ummc/health-services/hearing-balance/services/ear-infections.
  4. World Health Organization: Chronic suppurative otitis media Burden of Illness and Management Options. http://www.who.int/pbd/publications/Chronicsuppurativeotitis_media.pdf. Acessado em abril de 2019. 
  5. Tomonaga, K, Kurono, Y, Mogi, G. The role of nasal allergy in otitis media with effusion. A clinical study. Acta Otolaryngol Suppl. 1988;458:41-47.  
  6. Passali D, Passali GC, Lauriello M, Romano A, Bellussi L, Passali FM. Nasal Allergy and Otitis Media: A real correlation? Sultan Qaboos University Medical Journal. 2014;14(1):e59-e64.  
  7. Zernotti ME, et al. Otitis media with effusion and atopy: is there a causal relationship? World Allergy Organ J. 2017; 10(1):37.