Como os produtos químicos e a poluição afetam a saúde respiratória?

Julho de 2025  |  ✓  Clinicamente revisado por: Gary Falcetano, PA-C, AE-C 

A girl experiencing allergies trying to decide if the cleaning products, perfume, cigarette smoke, laundry detergent , or other pollutants are causing her to have an allergic reaction.

É pouco provável que ocorra o derramamento de um produto químico industrial perto de sua casa. No entanto, você pode entrar em contato com vários produtos químicos no seu dia a dia, como ao limpar a sua casa com produtos deste tipo. O que significa se você começar a espirrar e tossir enquanto os utiliza? Será que esses são os sintomas de uma doença respiratória? Será que essas são reações alérgicas a produtos químicos?

As reações desencadeadas por substâncias químicas e as reações desencadeadas por alérgenos compartilham muitos sintomas semelhantes, mas existe uma diferença importante. Quando se tem uma reação alérgica, é porque seu corpo está respondendo a uma substância normalmente inofensiva, como o o mofo ou os pelos de um animal de estimação. Essa reação excessiva estimula a liberação de histamina e de outras substâncias que são responsáveis pelos  sintomas alérgicos comuns como espirros, tosse, coriza e coceira e lacrimejamento nos olhos.1

Por outro lado, os produtos químicos normalmente não geram a produção de histamina, o que significa que eles não são alérgenos verdadeiros. Qual é, então, o papel dos produtos químicos nas doenças respiratórias? E como você pode encontrar alívio? Aqui, respondemos a essas e outras perguntas comuns sobre os produtos químicos e as alergias.

Os produtos químicos podem causar alergia?

Por outro lado, os produtos químicos normalmente não geram a produção de histamina, o que significa que eles não são alérgenos verdadeiros. Qual é, então, o papel dos produtos químicos nas doenças respiratórias? E como você pode encontrar alívio? Aqui, respondemos a essas e outras perguntas comuns sobre produtos químicos e alergias rinite não alérgica porque o seu corpo não está a liberando histamina como faria no caso de uma alergia. Mas, a irritação no trato respiratório pode aumentar o risco desses sintomas e os produtos químicos podem ser irritantes poderosos.2

A poluição pode causar alergias ou asma?

A resposta curta é: é complicado. Alergias e asma ocorrem devido a fatores genéticos e ambientais e a comunidade médica ainda está investigando como esses fatores interagem. A poluição do ar em si é complexa pois contém elemêntos químicos como ozônio, óxido de nitrogênio e dióxido de nitrogênio, e partículas que inalamos. Essas partículas, conhecidas como material particulado, podem penetrar fundo em nossos pulmões e até mesmo na nossa corrente sanguínea. Os efeitos da poluição atmosférica, mesmo sem exposição prolongada, podem originar potenciais efeitos negativos sobre a saúde. A exposição a partículas finas provém do escapamento de veículos, emissões industriais e fumaça.3

Aqui estão alguns riscos relacionados à exposição, à poluição atmosférica e os seus efeitos:

  • Alguns estudos mostram que a poluição causada pelo trânsito pode provocar crises de asma e rinite nas crianças.3,4
  • Outros estudos constatam que a poluição do ar exterior, como a poluição causada pelo tráfego de veículos, não está associada a sintomas ou diagnósticos alérgicos, mas que a má qualidade do ar causa irritação no sistema respiratório.5
  • A exposição à poluição atmosférica (não apenas a exposição a longo prazo) pode também ser responsável por alterar a forma como o pólen se comporta no meio ambiente. Os poluentes podem fazer com que o pólen se quebre em pedaços menores e o ozônio, em particular, pode causar alterações na estrutura dos grãos de pólen, o que pode piorar as suas propriedades alergênicas.3

Tudo isso significa que o impacto da poluição atmosférica pode, potencialmente, incluir sensibilidade alérgica ou asma. No entanto, mesmo que não exista uma conexão direta entre os poluentes e os seus sintomas específicos, a má qualidade do ar, em grande parte devido à poluição do ar exterior, continua a ser um incômodo significativo que pode causar sintomas semelhantes aos das alergias e da asma.3

Um purificador de ar ajudará a reduzir a poluição do ar?

Os purificadores de ar portáteis podem ajudar a remover a poluição e melhorar a qualidade do ar nos interiores. Trocar o filtro de ar do ar condicionado também pode ajudar. Ambas as medidas ajudarão a reduzir os poluentes, mas não os removerão por completo.6

Sou alérgico a produtos químicos de limpeza?

Se você estiver limpando o chão ou a bancada da cozinha e começar a espirrar, isso não é uma alergia. Produtos químicos de limpeza como a água sanitária e o detergente são uma causa comum de rinite não alérgica. Eles podem causar sintomas semelhantes aos da alergia, mas é só o seu corpo reagindo a uma substância irritante, não produzindo uma reação alérgica.

Perfumes ou desodorantes podem causar alergias?

Não, o seu perfume ou colônia preferidos não estão provocando alergias ou doenças pulmonares nos seus entes queridos. Ainda assim, eles podem, certamente, produzir sintomas preocupantes, semelhantes a alergias, ou fazer com que os sintomas causados por gatilhos alérgicos, como o pólen ou o pelo de animais de estimação, sejam mais intensos. Sabonetes, desodorantes e outros materiais perfumados podem causar irritações, mas não causam uma reação alérgica na qual o corpo libera histamina.7

Os produtos químicos estão piorando as minhas alergias?

É possível, mas não é tão simples quanto parece.  De acordo com alguns estudos, os irritantes químicos e a poluição do ar exterior afetam as nossas vias aéreas e podem agravas alergias. Por exemplo, foi constatado que o ozônio aumenta a sensibilização a alérgenos de ambientes abertos.3 Os poluentes também podem interagir com os gatilhos alérgicos presentes no ar, como o pólen, o que pode piorar os sintomas alérgicos para as pessoas com sensibilidade a esses pólenes. No geral, é recomendável que qualquer pessoa com uma condição respiratória minimize a sua exposição a produtos químicos que possam agravar a sua condição.8

Como eu faço para aliviar meus sintomas?

A melhor maneira de lidar com uma alergia é descobrir ao que, especificamente, você é alérgico. O seu médico pode solicitar um exame de sangue para IgE específica, que, juntamente com o seu histórico, ajuda a determinar qual alérgeno ou alérgenos podem estar causando seus sintomas. Com essas informações, você pode evitar a exposição ao pólen, mofo ou aos seus gatilhos específicos, e garantir que você tome qualquer medicação prescrita para controlar seus sintomas. Se você apresentar sintomas perto de produtos químicos ou se tiver sido exposto à poluição do ar e sabe que tem alergia, é muito importante saber como controlar os sintomas e limitar a exposição aos seus gatilhos. 

Se você não teve confirmação de que tem uma alergia, mas está espirrando, tossindo ou com outros sintomas semelhantes aos das alergias, resista à tentação de tomar medicamentos para as alergias ou anti-histamínicos. O seu corpo não está produzindo histamina, portanto esses medicamentos não funcionarão. Em um estudo, 65% dos pacientes que tomaram um anti-histamínico sujeito a receita médica tiveram um resultado negativo para alergia, o que significa que tempo e dinheiro foram desperdiçados em terapias que não vão trazer o nível de alívio necessário.9 (É também por isso que é uma boa ideia fazer um exame para alergias para ajudar a orientar a seleção dos medicamentos apropriados e saber que passos tomar para reduzir a sua exposição aos seus gatilhos alérgicos específicos).

Quais são os próximos passos?

Se os seus sintomas persistirem quando você entrar em contato com produtos químicos de limpeza, perfumes ou poluição do ar, consulte o seu médico sobre a rinite não alérgica e seus possíveis gatilhos. Eles poderão ajudá-lo a descobrir a causa dos seus sintomas e orientá-lo quanto ao melhor tratamento para a rinite não alérgica.

Se você suspeitar que os seus sintomas podem estar relacionados a uma alergia, você pode utilizar o nosso questionário sobre sintomas alérgicos para te ajudar a monitorar seus sintomas, quando eles ocorrem, quanto tempo duram e sua gravidade. Você pode utilizar os resultados do questionário nas consultas com o seu profissional de saúde.

Ao resolver os problemas com a qualidade do ar, produtos químicos e poluentes no seu ambiente, você também está caminhando para melhorar a sua qualidade de vida e saúde respiratória em geral. 

Ferramentas para entender as alergias

 

Monitore os sintomas de alergia e prepare-se para uma consulta com um médico.

Saiba mais sobre alérgenos específicos, incluindo sintomas comuns, tratamento e alívio de sintomas. 

Você é um médico? Obtenha informações abrangentes sobre centenas de alérgenos integrais e componentes alergênicos.

  1. Histamine [Internet]. Cleveland Clinic; 25 de março de 2023 [citado em 05 de maio de 2025]. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/articles/24854-histamine.
  2. Wilbur S. Health Effects Classification and its Role in the Derivation of Minimal Risk Levels: Respiratory Effects. J Clean Technol Environ Toxicol Occup Med. 1998;7(3).
  3. González-Díaz SN, et al. Impact of air pollution in respiratory allergic diseases. Medicina Universitaria. 2016;18(73):212-215.
  4. Gehring U, et al. Traffic-related air pollution and the development of asthma and allergies during the first 8 years of life. Am J Respir Crit Care Med. 2010;181:596-603.
  5. Hirsch T, et al. Inner city air pollution and respiratory health and atopy in children. Eur Respir J. 1999;14(669-677).
  6. Air cleaners and air filters in the home [Internet]. US Environmental Protection Agency; 11 de março de 2025 [citado em 05 de maio de 2025]. Disponível em https://www.epa.gov/indoor-air-quality-iaq/air-cleaners-and-air-filters-home.
  7. What is a Sensitivity to Scents? [Internet]. Asthma and Allergy Foundation of America; 18 de maio de 2022 [citado em 05 de maio de 2025]. Disponível em: https://community.aafa.org/db/ask-the-allergist/record/what-is-a-sensitivity-to-scents.
  8. Liccardi G, et al. Avoidance of allergens and air pollutants in respiratory allergy. Allergy. 2001;56:705-722.
  9. Szeinbach SL, et al. Identification of allergic disease among users of antihistamines. J Manag Care Pharm. 2004;10(3):234-238.