Saiba mais sobre doenças alérgicas comuns, sintomas, paradigmas de gerenciamento e considerações de teste.
Seu paciente é candidato a testes específicos de IgE?
Obtenha informações detalhadas sobre alérgenos inteiros e componentes de alérgenos.
Saiba mais sobre doenças alérgicas comuns, sintomas, paradigmas de gerenciamento e considerações de teste.
Seu paciente é candidato a testes específicos de IgE?
Obtenha informações detalhadas sobre alérgenos inteiros e componentes de alérgenos.
Publicado: 31 de maio de 2019
É uma história tão antiga quanto o tempo. Uma garotinha acorda em seu aniversário e descobre que seus pais lhe deram o único presente que ela realmente queria: um cachorrinho macio e fofinho. Quando ele salta em seus braços abertos, ela o puxa para perto, rindo enquanto ele lambe o rosto, o pelo cai nas roupas e sua caspa voa para olhos da menina.
Minutos mais tarde, a menina começa a espirrar. Seus olhos começam a coçar e lacrimejar. Uma erupção cutânea surge onde o cachorrinha babou. Ele é tão fofo quanto uma bolinha de pelo pode ser, e ela é alérgica a ele.
Mas a alergia a animais nem sempre é tão simples quanto parece. As pessoas que pensam que têm um gatilho alérgico geralmente têm vários desencadeantes alérgicos. Antes que essa família decida que não pode ficar com o filhote, ela deve descartar todas as outras variáveis. Talvez a menina seja alérgica a ácaros, que cobrem sua roupa de cama. Talvez haja mofo preso nas aberturas de aquecimento de sua casa, que é outro possível gatilho alérgico.
Continue a ler para saber mais sobre como gerenciar uma situação como esta.
Então, o que há com cães, gatos e outros animais domesticados, como cavalos, que faz tantas pessoas espirrarem?
Um equívoco comum é que a pele de animais desencadeia sintomas alérgicos. Mas, na realidade, o culpado é uma combinação de pele, pelo e saliva – e mais especificamente, proteínas encontradas nessas substâncias.
Essa coleção de elementos minúsculos e leves é chamada caspa de animais. As partículas que compõem a caspa são tão finas que podem permanecer no ar por horas, potencialmente causando sintomas muito tempo após a saída do animal da sala. A caspa pode até se acumular em móveis, tapetes, colchões e roupas, de modo que as pessoas que têm animais de estimação podem, sem saber, levar os alérgenos com eles aonde quer que vão, incluindo a escola ou o trabalho.
Se você tiver alergia a animais, seu cachorro, gato ou outro animal de estimação pode não ser responsável sozinho pelos sintomas que você está enfrentando. Para algumas pessoas, os sintomas podem só aparecer quando encontram duas ou mais substâncias às quais são alérgicos ao mesmo tempo.
Isso é conhecido como limite de sintomas, o nível no qual você começa a apresentar sintomas. Por exemplo, se você é alérgico a cães, mofo e pólen, pode não apresentar sintomas até que esteja respirando vários desencadeantes alérgicos ao mesmo tempo.
Portanto, neste caso, reduzir sua exposição a mofo e pólen pode evitar que você espirre e fungue – sem ter que realocar esse novo filhote e excluir a conta do Instagram que você definitivamente já criou para ele.
A melhor maneira de ficar abaixo do limite de sintomas é marcar uma consulta com um médico, ser testado e descobrir exatamente a que você é alérgico. Por exemplo, você pode ser alérgico a uma determinada proteína produzida por cães machos que não foram castrados. Isso significa que você pode tolerar a exposição a uma cadela ou a um cão macho que foi castrado.1
Os desencadeantes alérgicos são complexos e podem variar muito de pessoa para pessoa. E embora não haja cura para alergias, há coisas que você pode fazer para minimizar a exposição a desencadeantes.
Explicação do limite de sintomas da alergia
Você sabia que a maioria das pessoas com alergias são sensíveis a mais de uma coisa? Assista a este vídeo para saber mais.
Então, seu médico administrou um teste cutâneo ou pediu um exame de sangue de IgE específico e descobriu que você é alérgico a seu animal de estimação. Se, como muitos de nós, você estiver profundamente ligado a seu amigo peludo, você deve trabalhar com seu médico para criar um plano de gerenciamento. Embora realojar o animal de estimação seja a opção mais eficaz, você pode reduzir seus sintomas de alergia utilizando as seguintes estratégias:2
Ao conhecer seus desencadeantes e como reduzir a exposição a eles, você estará mais bem preparado para qualquer coisa que a vida lhe der, incluindo cachorros e gatinhos fofos.
Monitore os sintomas de alergia e prepare-se para uma consulta com um médico.
Saiba mais sobre alérgenos específicos, incluindo sintomas comuns, tratamento e alívio de sintomas.
Você é um médico? Obtenha informações abrangentes sobre centenas de alérgenos integrais e componentes alergênicos.