Por: Cesare Riva
A qualidade do cimento é afetada por muitos fatores: os materiais usados, como são misturados e como manter a mistura e a qualidade do cimento durante todo o processo.
A maioria dos produtores de cimento utiliza as mais recentes tecnologias e soluções para aprimorar a fabricação de cimento e ajudar a manter essa qualidade. Os alimentadores de correia dentada são uma das soluções usadas no processamento de cimento que medem e analisam o produto para que os operadores corrijam imediatamente qualquer problema com as máquinas reativas, para que haja pouco tempo de inatividade não planejado na produção.
Mais especificamente, os alimentadores de materiais são usados para controlar o movimento de produtos brutos ou acabados, incluindo pós, grânulos, sólidos, líquidos e gases. Esses produtos incluem alimentadores de perda de peso e alimentadores de correia de pesagem que trabalham em conjunto com balanças de impacto para fornecer recursos precisos de monitoramento, mistura e controle.
Como eles funcionam?
Primeiro, o material é alimentado no alimentador por meio de uma seção de alimentação de entrada normalmente equipada com uma porta deslizante vertical ajustável manualmente para controlar a altura do material. A abertura da porta não deve exceder 1/3 da largura e deve ter pelo menos 3 vezes o tamanho máximo da partícula.
A balança de pesagem, uma balança de correia, mede a força gravitacional do material e converte essa medição de força em um sinal elétrico de saída proporcional à carga da correia. Para uma melhor medição, o material não deve entrar em contato com as saias laterais em toda a área da balança de correia.
Em seguida, o controlador do alimentador integra o sinal da célula de carga (que sai da ponte de pesagem) e a entrada de um sensor de velocidade para fornecer um peso real e um peso total alimentado. A velocidade da esteira não deve exceder 0,5 m/s.
Para fins de maior controle e mistura, os componentes eletrônicos fornecem sinais de saída, comunicação aprimorada, autodiagnóstico e a capacidade de fazer upload e download de informações.
Propriedades de um alimentador de correia pesada confiável
- Um alimentador de correia de pesagem deve fornecer um fluxo consistente de material e deve ser capaz de lidar adequadamente com o próprio material
- Ele deve ser muito reativo às variações de peso do material para ajustar imediatamente o fluxo.
- Ele oferece maior sensibilidade para uma pesagem mais precisa do produto que precisa ser alimentado.
- Um alimentador de correia de pesagem deve ser projetado para permitir fácil limpeza e manutenção, a fim de reduzir o tempo de espera – por exemplo, usando uma estrutura autoportante com design em balanço, para substituição fácil e rápida da correia sem desmontar a máquina
- A construção deve oferecer maior resistência à corrosão e recursos de lavagem.
- Deve ter um design de baixo perfil para caber em áreas com pouco espaço livre
- Deve ser “autolimpante” e ser capaz de manter uma tensão constante da correia na presença de carga de fluxo variável ou fortes variações de temperatura
O uso do alimentador de correia de pesagem adequado na produção de cimento ajuda os produtores de cimento a otimizar o desperdício de material, especialmente quando se trata de aditivos puros e caros, a manter a consistência da mistura e a consequente boa qualidade do produto final, a reduzir e minimizar o tempo de inatividade da fábrica e a aumentar potencialmente os lucros.
- Para saber mais, assista ao nosso webcast gratuito: Alimentadores Weighbelt: O coração da fábrica
Deja un comentario