Alergias de outono
Causas, sintomas e testes 

As folhas estão mudando de cor e o ar está um pouco mais limpo. À medida que os pólens da primavera e verão vão embora, os insetos vão para longe e chegam temperaturas mais amenas. Você pode achar que não há o que temer em termos de alergias na estação, mas pode não ser bem assim.

Quais são as causas das alergias de outono?

O outono é uma época de ouro para um alérgeno importante-pólens de ervas. Especificamente, o pólen de ambrósia é o gatilho de alergias mais comum no outono, com os níveis mais altos ocorrendo do começo a meados de setembro.1 Outras ervas que podem ocasionar espirros de outono são sarça ardente, arzola, ançarinha branca, amaranto, artemísia, erva daninha e salsola.1

Para desenvolver alergia a essas alérgenos, você precisa ser primeiramente exposto a eles.2,3 Se uma alergia se desenvolver, seu corpo produzirá anticorpos IgE como uma resposta imunológica porque acha que o alérgeno é um invasor, causando seus sintomas de alergia.2

Pólen de árvores, grama e ervas daninhas

Juntamente com o pólen de ambrósia e, dependendo da região, ulmeiros, parietária, ançarinha branca, erva-de febra e rabo de gato também podem polinizar nos meses do outono. Observe que os tipos de árvores, gramíneas e ervas que florescem e causam sintomas podem variar de acordo com a região.

Mofo

O mofo, também chamado de bolor, pode ser encontrado em ambientes externos em plantas e na água, assim como em ambientes internos como banheiro e cozinha. Uma primavera úmida e chuvosa pode incentivar um crescimento rápido de plantas se estendendo até depois do verão. Isso pode levar a um aumento dos bolores, causando sintomas que podem durar por meses do outono.

ragweed

O pólen de ambrósia é o principal causador de alergias do outono.

É uma planta encontrada em muitas regiões que liberta pequenos grãos de pólen no ar durante a sua época de floração, tipicamente de agosto a novembro.1 Cada planta vive apenas uma estação. Mas essa única planta pode produzir até 1 bilhão de grãos de pólen!4 Os grãos de pólen são leves e podem percorrer longas distâncias, tornando-os fáceis de inalar. Os níveis de pólen de ambrósia são geralmente mais altos de manhã, quando o ar está mais frio e mais calmo, mas também pode continuar ao longo do dia.

Sintomas de alergias de outono

Enquanto o verão se transforma em outono, você pode notar que seus espirros e cafungadas estão mais constantes. Sintomas de alergias de outono, como outros sintomas de alergias sazonais, podem ser de moderados a graves, ocorrendo tanto em ambientes externos quanto internos.

Alguns sinais e sintomas comuns da alergia de outono são:

Coriza Chiado no peito
Olhos lacrimejantes Dores de cabeça
Espirros Coceira em olhos, nariz ou garganta
Tosse Olheiras sob os olhos

Exames e tratamentos de alergias de outono

Ser testado e tratar eficazmente os sintomas de alergia de outono são uma combinação tão boa quanto como abóbora e especiarias. Para ajudar a obter alívio dos sintomas de alergia, primeiro você precisa saber o que pode estar causando as reações.

Como fazer o exame de alergias de outono?

Nesta época de mudança de estação, é hora de aprender mais sobre o que pode estar desencadeando os seus sintomas sem esperar uma consulta com um especialista. Uma maneira de ser testado quanto a sensibilização alérgica é falar com um profissional de saúde sobre exames de sangue de IgE específico. Esse teste mede a quantidade de anticorpos específicos para alérgenos (IgE) no sangue. Dependendo dos níveis dos variados anticorpos, o profissional de saúde poderá ajudá-lo a entender a possível causa dos sintomas.

doctor talking to patient
mother and daughter gardening

Dicas para ajudar a tratar alergias de outono

Colabore com o seu atendente de saúde para criar estratégias para evitar os seus gatilhos de alergias de outono:

  1. Monitore a contagem de pólen, já que as manhãs de outono tendem a ter níveis mais elevados de pólen de ambrósia.
  2. Mantenha as janelas e portas fechadas em casa e no carro durante dias com alto nível de pólen.
  3. Troque de roupa depois de trabalhar ou brincar ao ar livre.
  4. Use uma máscara com filtro NIOSH 95 quando cortar grama ou fizer alguma tarefa ao ar livre.
Para obter dicas mais detalhadas de redução de exposição para cada tipo de alergia, consulte estas fichas técnicas sobre alérgenos.
mother and daughter gardening

As alergias de outono podem ser tratadas

Os anti-histamínicos não funcionam? Eles nem sempre podem ser a melhor opção se não confirmarem a causa da sua alergia.

percent icon

Na verdade, de acordo com estudos, 65% das pessoas com sintomas de alergia que usavam anti-histamínicos não eram realmente alérgicas, o que significa que estavam desperdiçando dinheiro e tempo tentando encontrar alívio.6

Fale com seu profissional de saúde sobre a realização de exames de sangue de IgE específicos para obter clareza sobre o que está causando os sintomas alérgicos no outono e comece sua busca por alívio.

Recursos para profissionais de saúde

Testes específicos de IgE para alergias de outono

Se você é um profissional de saúde, clique abaixo para saber mais sobre como o exame de sangue de IgE pode específico ajudar no diagnóstico de alergias sazonais.

Parâmetros clínicos e diretrizes

Veja os parâmetros de prática e as diretrizes para rinite alérgica que você pode observar em pacientes durante a temporada de alergias de outono.

Girl with inhaler with father and hcp

Enciclopédia de alérgenos

Explore a nossa enciclopédia de alérgenos, um recurso facilmente compartilhável e de fácil utilização pelos pacientes, que inclui informações sobre quais pólens podem estar causando alergias sazonais e como eles podem afetar as alergias alimentares e influenciar os planos de tratamento dos pacientes.

  1. https://acaai.org/allergies/allergic-conditions/seasonal-allergies/. Acessado em março de 2024.
  2. Yoo Y, Perzanowski MS. Allergic sensitization and the environment: latest update. Curr Allergy Asthma Rep. 2014 Oct;14(10):465.
  3. Cox L, Williams B, Sicherer S, Oppenheimer J, Sher L, Hamilton R, Golden D; American College of Allergy, Asthma and Immunology Test Task Force; American Academy of Allergy, Asthma and Immunology Specific IgE Test Task Force. Pearls and pitfalls of allergy diagnostic testing: relatório do American College of Allergy, Asthma and Immunology/American Academy of Allergy, Asthma and Ihttps://aafa.org/allergies/types-of-allergies/pollen-allergy/ragweed-pollen/mmunology Specific IgE Test Task Force. Ann Allergy Asthma Immunol. 2008 Dec;101(6):580-92.
  4. https://aafa.org/allergies/types-of-allergies/pollen-allergy/ragweed-pollen/. Acessado em abril de 2024
  5. https://acaai.org/allergies/allergic-conditions/ragweed-allergy/. Acessado em abril de 2024.
  6. Szeinbach SL, Williams B, Muntendam P, O'Connor RD. Identification of allergic disease among users of antihistamines. J Manag Care Pharm. 2004 May-Jun;10(3):234-8.