Alergias alimentares
Sintomas, tipos e exames 

As alergias alimentares afetam aproximadamente 250 milhões de pessoas em nível mundial.1 Compreender o diagnóstico de uma alergia alimentar é vital para fazer escolhas alimentares seguras e controlar os sintomas, que podem variar de moderados a graves. Esta página fornece informações valiosas sobre alergias alimentares, incluindo causas, sintomas, diagnóstico e as opções de exames. 

Children blowing bubbles | Spring allergies

O que são as alergias alimentares?

As alergias alimentares são um tipo de reação alérgica  que ocorre quando o sistema imunológico reage a substâncias normalmente inofensivas, como os alérgenos inteiros do leite, ovos, peixe ou amendoim. Também é possível apresentar reações alérgicas a moléculas específicas, chamadas componentes alergênicos, dentro dos alérgenos inteiros.

As alergias alimentares podem causar uma vasta variedade de sintomas, de reações menos graves, como erupções cutâneas, problemas de estômago e coceira na boca, a reações mais graves, como anafilaxia. 

As alergias alimentares afetam...

percent icon

1 em cada 10 adultos2

percent icon

1 em cada 13 crianças3

A basket with various foods, including cheese, nuts, apples, tinned seafood, cured meat and bread
Man holding his stomach in pain while carrying an empty dinner plate of scraps

Alergias alimentares x intolerâncias alimentares

Intolerâncias alimentares, como a intolerância à lactose e a sensibilidade ao trigo, mimetizam os sintomas das alergias alimentares, mas não são causadas por uma reação do sistema imunológico.4 Elas resultam de deficiências enzimáticas ou de reações farmacológicas. As alergias alimentares são apenas respostas do sistema imunológico.

Fatos sobre a intolerância alimentar × alergia alimentar

O que causa as alergias alimentares?

Uma alergia alimentar desenvolve-se quando o sistema imunológico do seu corpo tem uma resposta anormal a um alimento específico e cria anticorpos IgE.5

Da próxima vez que você ingerir aquele alimento específico, os anticorpos IgE específicos irão causar uma resposta immunológica, resultando em sintomas da alergia alimentar.5

Como as alergias alimentares afetam adultos e crianças?

Alergias alimentares em adultos

10% dos adultos em todo o mundo têm alguma alergia alimentar.6

Mais de 50% dos adultos com alergias alimentares tiveram uma reação grave.8

Alergias alimentares em crianças

80%

80% das crianças superam as alergias ao leite, ovos, soja e trigo.7

Mais de 40% das crianças com alergias alimentares tiveram uma reação grave.3

Alérgenos alimentares comuns

90% das alergias alimentares são causadas por nove alérgenos comuns.9

Como um grande número de pessoas reage a esses 9 alérgenos, eles são considerados alérgenos importantes e devem ser indicados nos rótulos dos alimentos.

Amendoim
Peixe
Trigo
Leite
Ovos
Gergelim
Soja
Crustáceos
Nozes e castanhas

Outros alérgenos alimentares comuns

São as frutas e legumes ou o pólen?

A síndrome da alergia alimentar ao pólen, ou síndrome alérgica oral (SAO), ocorre quando alguém com alergia ao pólen ingere uma fruta ou legume — como o kiwi, o aipo, o tomate, o pimentão e o abacate — e apresenta sintomas como coceira na boca e na garganta.

Alergia ao leite em bebês: sintomas e causas

Descobrir que seu bebê tem alergia ao leite pode ser uma experiência complexa e confusa. Este artigo abordará tudo, desde os sintomas e causas até as opções de exames.

A man holding his neck while squinting in pain

Sintomas das alergias alimentares

Os sintomas das alergias alimentares variam de cólicas estomacais e coceira na boca a erupções cutâneas e fadiga. Apesar de a anafilaxia ser a reação mais grave, as alergias alimentares também podem provocar reações menores, dependendo da pessoa.

Sintomas gastrointestinais

  • Dor de estômago ou cólicas
  • Diarreia
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Estufamento abdominal
  • Refluxo ácido

Sintomas nos pulmões, garganta e boca

  • Boca, lábios ou garganta com formigamento
  • Inchaço na língua ou na garganta
  • Chiado no peito ou tosse
  • Dificuldade para respirar
  • Rouquidão
  • Lábios muito pálidos

Sintomas relacionados com a pele

  • Erupções cutâneas & urticária
  • Coceira intensa
  • Inchaço no rosto
  • Aparência pálida ou ruborizada

Sintomas no corpo inteiro

  • Fadiga
  • Ansiedade crescente
  • Sensação de muito calor ou muito frio
  • Incapacidade de prosperar

Sintomas de anafilaxia

  • Dificuldade para respirar
  • Pulso fraco e rápido
  • Queda da pressão arterial
  • Inchaço na língua ou na garganta
  • Tontura ou perda da consciência
  • Náuseas ou diarreia

Diagnóstico da alergia alimentar

A única maneira de ser clinicamente diagnosticado com uma alergia alimentar é realizar um histórico clínico de reações junto com um resultado positivo no exame de alergias.10 O teste sorológico para alergias alimentares avalia anticorpos IgE específicos (IgEe) no sangue, que, em níveis elevados, pode indicar quais alérgenos alimentares podem estar causando suas reações.

Como realizar exames para alergias alimentares

Os médicos utilizam dois tipos principais de exames para alergias alimentares: exame de sangue para IgE específica e prick test na pele. Normalmente, o prick test só é oferecido por um alergista; já o exame de sangue de IgE específica pode ser utilizado por vários médicos, tais como os prestadores de cuidados primários, os médicos de cuidados urgentes, os pediatras e os internistas.

A at-home box with blood collection tubes inside

Desconfie de testes "caseiros"

Tenha cuidado para não confundir os testes de sensibilização alimentar ou intolerância alimentar feitos em casa com os exames para alergias. Estes kits de análise, disponíveis para venda na Internet ou nas farmácias, não avaliam os anticorpos anti-IgEe; por isso, não podem ser utilizados para diagnosticar uma alergia.

O que é um teste com componentes de alérgenos alimentares?

Os testes com componentes de alérgenos alimentares são, principalmente, um tipo de exame de sangue para IgE específica que avalia se você pode ser alérgico a uma proteína ou ao componente de um alérgeno específico encontrado em um alérgeno alimentar. 

Pense num "alérgeno completo" como um quebra-cabeça montado.

Os componentes alergênicos são como as peças que constituem o quebra-cabeça.

O teste com componentes de alérgenos identifica qual componente específico de um alérgeno inteiro pode estar provocando sua reação.

Por que é importante saber a quais componentes dos alérgenos alimentares você é alérgico?

Ser alérgico a diferentes tipos de componentes dos alérgenos alimentares pode causar diferentes tipos de reações. Da mesma forma, compreender quais componentes alérgenos você é alérgico também pode ampliar sua compreensão sobre sua alergia alimentar, como…11, 12

Se você é capaz de tolerar leite cozido ou ovos cozidos .

O quão grave sua alergia ao amendoim ou a nozes e castanhas pode ser.

Se as frutas ou legumes podem estar causando uma reação cruzada com a sua alergia ao pólen.

Como ser examinado para alergias alimentares

Marque ainda hoje uma consulta com o seu médico e seja testado quanto a alergias alimentares.

A lady blowing her nose

Questionário de alergias

Use este questionário de alergias para ajudar a se preparar para a sua consulta de alergia alimentar. Depois de preenchido, você pode fornecê-lo ao seu médico para que ele possa ter uma conversa eficiente e impactante sobre as suas alergias

Monitore seus sintomas alérgicos

Recursos clínicos para profissionais de saúde interessados em aprender mais sobre as alergias alimentares e os exames para alergias alimentares

  1. Pawankar R, et al. World Allergy Organization (WAO) White Book on Allergy. 2013;19.
  2. Gupta RS, et al. Prevalence and severity of food allergies among US adults. JAMA Netw Open. 2019;2(1):e185630.
  3. Gupta RS, et al. The public health impact of parent-reported childhood food allergies in the United States. Pediatrics. 2018;142(6):e20181235.
  4. Spergel JM. Nonimmunoglobulin E–mediated immune reactions to foods. Allergy Asthma Clin Immunol. 2006;2(2):78-84.
  5. Johns Hopkins Medicine. (n.d.). Allergies and the immune system. Consultado em abril de 2025 em www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/allergies-and-the-immune-system
  6. Bartha I, et al. Feast for thought: A comprehensive review of food allergy 2021-2023. J Allergy Clin Immunol. 2024;153(3):576-594.
  7. Radlović N, et al. Food allergy in children. Srp Arh Celok Lek. 2016;144(1-2):99-103.
  8. Food Allergy Research & Education. (n.d.). Facts and statistics. Consultado em abril de 2025 em www.foodallergy.org/resources/facts-and-statistics
  9. Food Safety and Inspection Service. Food Allergies: The “Big 9” | Food Safety and Inspection Service. (n.d.). www.fsis.usda.gov/food-safety/safe-food-handling-and-preparation/food-safety-basics/food-allergies-big-9
  10. National Institute of Allergy and Infectious Diseases. Guidelines for the diagnosis and management of food allergy in the United States: Report of the NIAID-sponsored expert panel. Natl Inst Health. 2010;126(6):4-14.
  11. Canonica, G.W., et al., A WAO - ARIA - GA(2)LEN consensus document on molecular-based allergy diagnostics. World Allergy Organ J, 2013. 6(1): p.17
  12. Matricardi PM, et al. EAACI molecular allergology user's guide. Pediatr Allergy Immunol. 2016;27 Suppl 23:1-250.