Alergia ou resfriado: Qual você está combatendo?

Outubro de 2023 

No ringue da sua saúde, alergias e resfriados são adversários fortes com seus próprios estilos de luta.  Embora tenham sintomas semelhantes, alergias e resfriados não são iguais.  Saber mais sobre as diferenças entre os dois pode dar a você a vantagem para nocauteá-los diretamente do ringue!

Estatísticas de alergias e resfriados

Cada um deles, é claro, tem direitos de se gabar que não hesitarão em exibir.  Aqui estão algumas estatísticas dignas de nota que eles possuem:

  • Um total de 8 a 10% da população global sofre de uma ou mais doenças alérgicas.1
  • As alergias são a sexta principal causa de doença crônica nos Estados Unidos.2
  • Os resfriados podem ser causados por mais de 200 vírus diferentes.3
  • Em média, os adultos têm de dois a quatro resfriados por ano, enquanto as crianças têm de seis a oito.3

Mas não deixe esses números intimidarem!  Para se defender estrategicamente contra eles, é necessário aprender mais sobre os oponentes.

O que são alergias?

Uma alergia ocorre quando o sistema imunológico do corpo acredita que uma substância é prejudicial e reage exageradamente, causando uma reação alérgica.4  Por exemplo, se você tem alergia ao pólen, seu sistema imunológico identifica o pólen como um invasor ou alérgeno.5  Os sintomas de uma reação alérgica podem durar semanas, ou até mesmo meses, até que você não esteja mais exposto ao alérgeno que os está desencadeando.

Ágil e leve, ele flutuará pelo ringue com golpes de:6

  • Espirros
  • Nariz entupido/com coriza
  • Tosse
  • Olhos com coceira e lacrimejando.
  • Erupções cutâneas

Confira "Tipos de alergia e sintomas" para armar-se com mais informações sobre tipos de alergias e seus sintomas.

O que é resfriado?

Um resfriado comum é uma infecção menor causada por um vírus ou germe.3 É uma doença contagiosa que afeta o nariz e a garganta.  A maioria das pessoas pode se recuperar de um resfriado em 7 a 10 dias.7

Esse experiente lutador peso-pesado pode derrubá-lo temporariamente com o seguinte:7

  • Espirros
  • Nariz entupido/com coriza
  • Tosse
  • Garganta dolorida ou arranhando
  • Dores corporais leves ou cefaleia leve
  • Febre baixa

Diferenças entre alergias e resfriados

Estar ciente das diferenças em seus sintomas pode ajudá-lo a encontrar melhor o melhor tratamento e, em última análise, o alívio que você está procurando. 

Veja como eles se comparam.

allergy vs cold

Dados do gráfico8

Outra diferença notável é que um resfriado geralmente não dura mais de 10 dias, enquanto os sintomas de alergia podem permanecer até que a exposição ao alérgeno diminua.8

Tratamento contra alergias e resfriados

Assim que os oponentes entrarem no ringue, você desejará nada mais do que amenizar os sintomas que estão causando desconforto.  Aqui estão algumas maneiras de amenizar o impacto e buscar a vitória.

Como tratar alergias

Para alergias, o primeiro passo no caminho para o melhor plano de gerenciamento de sintomas é identificar e evitar o desencadeador alérgico.  Os testes de sangue para alergias podem ajudá-lo a identificar o desencadeador, para que você possa tomar medidas específicas para mitigar a exposição.   Antialérgicos de venda livre podem ajudar a bloquear as histaminas liberadas pelo corpo quando ocorre uma reação alérgica.  Sprays salinos nasais e descongestionantes orais também podem ajudar.9

Como tratar um resfriado

O tratamento para um resfriado comum geralmente envolve o gerenciamento dos sintomas enquanto o corpo faz o seu trabalho para combater o vírus.  Alguns medicamentos de venda livre (não indicado para crianças menores de 6 anos), se tomados corretamente, podem potencialmente aliviar os sintomas e reduzir a febre, se necessário.  Sprays nasais e descongestionantes podem ajudar a aliviar a congestão nasal e a pressão nos seios da face, enquanto xaropes para a tosse podem ajudar com a tosse.  Muitas vezes, o melhor "medicamento" é tempo, descanso e hidratação. 10

Prevenção contra alergias e resfriados

Se você é mais da paz do que lutador, existem maneiras de ajudar a prevenir o combate a alergias e resfriados antes que os sintomas apareçam.  Aqui estão algumas dicas preventivas que podem ajudar a reduzir suas chances de atingir a fase de sintomas.

Como minimizar os sintomas de alergia

  • Converse com seu médico sobre sintomas e opções de exames.
    •  Aqui está um teste para documentar seus sintomas específicos para que você possa ter uma conversa produtiva com seu médico.
  • Se/quando um gatilho alérgeno for identificado, faça ajustes para ajudar a reduzir a exposição.
    • Os planos de redução da exposição a alérgenos podem ser desenvolvidos com seu médico para alívio de sintomas.
    • Isso irá variar com base no alérgeno específico.  Confira este artigo para saber mais sobre Como lidar com alergias.

Como evitar o resfriado

  • Lave as mãos!  Isso pode reduzir a propagação de germes.
    • Carregue consigo um desinfetante para as mãos quando estiver em trânsito.
  • Se as mãos não estiverem lavadas, evite tocar nos olhos, nariz e boca.
  • Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.
  • Se alguém apresentar sintomas de resfriado, evite entrar em contato próximo com essa pessoa.11

Opções de testes de alergia

Especificamente para alergias, existem algumas opções de testes que incluem exames de sangue e testes cutâneos (SPTs).  Junto com seu histórico médico, os resultados dos testes são avaliados ​​pelo seu médico para ajudar a estabelecer um diagnóstico preciso.  Com esse diagnóstico, você e seu médico podem criar um plano personalizado para gerenciar eficazmente seus sintomas.   

Um exame de sangue serve como uma poderosa ferramenta de diagnóstico que pode identificar a sensibilização a muitos alérgenos potenciais.  Ele pode detectar sensibilizações a pólens, fungos, pelos de animais, ácaros, venenos de insetos, alguns medicamentos e muito mais. 

Saiba mais sobre as opções de teste de alergia e como fazer um teste de alergia: "Testes de alergia: entenda suas opções"

Importância de consultar um profissional de saúde

Como aprendemos, resfriados e alergias podem compartilhar sintomas semelhantes, por isso é importante consultar um profissional de saúde (o coach da esquina!) para um exame e diagnóstico adequado.  Isso permitirá que eles recomendem o melhor plano de tratamento para que você volte ao ringue rapidamente.

1.     Aldakheel, Fahad M. “Allergic Diseases: A Comprehensive Review on Risk Factors, Immunological Mechanisms, Link with Covid-19, Potential Treatments, and Role of Allergen Bioinformatics.” International Journal of Environmental Research and Public Health, U.S. National Library of Medicine, 18 Nov. 2021, www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8622387/.

2.     “Allergy Facts.” Edited by Mitchell Grayson MD, Asthma & Allergy Foundation of America, 13 Apr. 2023, aafa.org/allergies/allergy-facts/.

3.     Association, American Lung. “Facts about the Common Cold.” American Lung Association, 27 Mar. 2023, www.lung.org/lung-health-diseases/lung-disease-lookup/facts-about-the-common-cold.

4.     Asthma & Allergy Foundation of America. “Allergy Symptoms.” Asthma & Allergy Foundation of America, 14 Nov. 2022, aafa.org/allergies/allergy-symptoms/.

5.     American Academy of Allergy Asthma & Immunology. “Allergen Defined.” American Academy of Allergy Asthma & Immunology, 2023, www.aaaai.org/tools-for-the-public/allergy,-asthma-immunology-glossary/allergen-defined.

6.     Mayo Clinic Staff. “Allergies.” Mayo Clinic, Mayo Foundation for Medical Education and Research, 5 Aug. 2022, www.mayoclinic.org/diseases-conditions/allergies/symptoms-causes/syc-20351497. 

7.     Mayo Clinic, Staff. “Common Cold.” Mayo Clinic, Mayo Foundation for Medical Education and Research, 24 May 2023, www.mayoclinic.org/diseases-conditions/common-cold/symptoms-causes/syc-20351605. 

8.     Mayo Clinic, Staff. “Common Cold.” Mayo Clinic, Mayo Foundation for Medical Education and Research, 24 May 2023, www.mayoclinic.org/diseases-conditions/common-cold/symptoms-causes/syc-20351605. 

9.     Mayo Clinic, Staff. “Seasonal Allergies: Nip Them in the Bud.” Mayo Clinic, Mayo Foundation for Medical Education and Research, 27 Apr. 2022, www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hay-fever/in-depth/seasonal-allergies/art-20048343.

10.  Johns Hopkins, Medicine. “The Do’s and Don’ts of Easing Cold Symptoms.” JHM, 8 Aug. 2021, www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/the-dos-and-donts-of-easing-cold-symptoms.

11.  Centers for, Disease Control and Prevention. “Common Cold.” Centers for Disease Control and Prevention, Centers for Disease Control and Prevention, 27 June 2023, www.cdc.gov/antibiotic-use/colds.html.