Sintomas e sinais de sensibilidade não celíaca ao glúten


A sensibilidade não celíaca ao glúten (Non-Celiac Gluten Sensitivity, NCGS) ocorre quando uma pessoa apresenta sintomas semelhantes aos da doença celíaca, mas não tem de fato essa doença. A NCGS é frequentemente definida pelo que não é: Não é uma reação alérgica, como uma alergia ao trigo, e também não é uma reação autoimune, como a doença celíaca

Embora as pessoas com NCGS não tenham uma reação alérgica ou autoimune, elas apresentam sintomas após comer qualquer coisa com glúten ou outras proteínas de trigo. Os sintomas geralmente aparecem logo após comer glúten e desaparecem quando o glúten é removido da dieta.   

Sintomas comuns da sensibilidade ao glúten

Os sintomas da NCGS são semelhantes aos problemas digestivos apresentados por pessoas com doença celíaca ou alergia a trigo, como diarreia, dor e distensão abdominais. Mas pessoas com NCGS também tendem a apresentar sintomas não digestivos, como:1,2

  • Dor de cabeça
  • Confusão mental ou "mente desnorteada"
  • Fadiga
  • Dor nas articulações
  • Dormência nos braços e/ou nas pernas

As crianças com NCGS apresentam os sintomas digestivos típicos, como dor abdominal e diarreia crônica, mas o cansaço também é uma queixa frequente.3

Gatilhos comuns

O glúten não é encontrado apenas no trigo. Está presente também na cevada, bulgur, centeio e seitan. Além disso, os produtos que são rotulados como "sem trigo" não são necessariamente sem glúten. Eles podem conter espelta (uma forma de trigo), centeio ou ingredientes à base de cevada, que não contêm trigo, mas contém glúten. E embora a aveia não contenha glúten, ela é frequentemente processada em instalações que também produzem grãos contendo glúten, o que significa que eles podem ser contaminados. Portanto, muitas pessoas com NGCS devem evitar aveia também.

Alguns alimentos comuns que podem conter glúten e causar uma reação são:

 

O glúten pode ser um ingrediente oculto em muitos alimentos. É por isso que é importante ler os rótulos dos produtos alimentícios e perguntar sobre os ingredientes com glúten antes de comprar ou comer alimentos. O glúten também pode ser encontrado no seguinte.

O glúten também pode ser encontrado em produtos não alimentares, como batom, gloss e pomada para os lábios, suplementos nutricionais ou à base de ervas, remédios e outros medicamentos de venda livre, vitaminas e suplementos, e massinha para modelar.

Como posso saber ao certo?

Se você reparou que a ingestão de alimentos que contenham glúten causa problemas, fale com seu médico sobre a realização de exames.

Muitas pessoas estão acostumadas a viver com seus desconfortáveis problemas gastrointestinais e a ficar tão constrangidas com eles que nunca consideram pedir ajuda. Mas conhecer a causa dos seus sintomas agora também pode ajudá-lo a evitar problemas mais sérios no futuro.

A ausência de diagnóstico ou o diagnóstico incorreto da doença celíaca pode retardar o tratamento e resultar em maiores riscos de outras graves complicações à saúde, como:4

  • Doença óssea, como osteoporose
  • Problemas reprodutivos, incluindo infertilidade
  • Alguns cânceres intestinais
  • Absorção inadequada de nutrientes
  • Retardo do crescimento em crianças
  • Desenvolvimento de outras doenças autoimunes

Acho que eu posso ter doença não celíaca ao glúten. 

Converse com seu médico antes de tentar uma dieta sem glúten. Se você cortar ou até mesmo reduzir a quantidade de glúten que come antes de realizar um exame, poderá alterar os resultados o que acarretará um diagnóstico incorreto ou um exame falsamente negativo. E, como não há exames para identificar a sensibilidade não celíaca ao glúten (NCGS) especificamente, primeiramente será necessário excluir a hipótese de doença celíaca, alergia a trigo ou quaisquer outras possíveis causas de seus sintomas.

Ferramentas para entender as alergias

 

Monitore os sintomas de alergia e prepare-se para uma consulta com um médico.

Saiba mais sobre alérgenos específicos, incluindo sintomas comuns, tratamento e alívio de sintomas. 

Você é um médico? Obtenha informações abrangentes sobre centenas de alérgenos integrais e componentes alergênicos.

  1. Sapone A, Lammers KM, Mazzarella G, et al. Differential mucosal IL-17 expression in two gliadin-induced disorders: Gluten sensitivity and the autoimmune enteropathy celiac disease. Int Arch Allergy Immunol. 2010;152:75-80.
  2. Volta U, Tovoli F, Cicola R, et al. Serological tests in gluten sensitivity (non celiac gluten intolerance) J. Clin. Gastroenterol. 2012;46:680–685.
  3. Mastrototaro L, Castellaneta S, Gentile A, et al. Gluten sensitivity in children: Clinical, serological, genetic and histological description of the first paediatric series. Dig. Liver Dis. 2012;44:S254–S255.
  4. Celiac Disease Foundation. Gluten-free diet guide for celiac disease and non-celiac gluten sensitivity. https://celiac.org/wp/wp-content/uploads/2013/12/quick-start-guide.pdf. Acessado em setembro de 2017.
  5. Mulder CJ, van Wanrooij RL, Bakker SF, et al. Gluten-free diet in gluten-related disorders. Digest Dis. 2013;31:57.
  6. Elli L, Branchi F, Tomba C, et al. Diagnosis of Gluten Related Disorders: Celiac Disease, Wheat Allergy and Non-Celiac Gluten Sensitivity. World J Gastroenterol. 2015:7110–7119.