Assista a este breve vídeo para obter uma apresentação geral dos sinais de alerta para investigações de diagnóstico, para que você possa ajudar a melhorar o diagnóstico precoce:
O Dr. Joseph Mikhael6, Diretor Médico da International Myeloma Foundation, recomendou vários exames de sangue para descartar o mieloma múltiplo, em sua publicação recente . Eles incluem:
Hemograma completo para verificar se há anemia e aumento da taxa de sedimentação dos eritrócitos (VHS)
Exames químicos para verificar cálcio elevado, creatinina elevada e albumina baixa
Testes de cadeias leves livres séricas (CLLs), eletroforese de proteínas séricas (EPS) e imunofixação sérica (IFS) para verificar a presença de uma proteína monoclonal
Se um diagnóstico de GMSI for confirmado por hematologistas, os clínicos gerais podem ser solicitados a monitorar esse paciente. Embora a GMSI não seja uma condição maligna, tem implicações clínicas significativas. O paciente com GMSI tem maior risco de progressão para malignidades hematológicas8, como mieloma múltiplo, além de ser mais suscetível a infecções9, insuficiência renal10, osteoporose e fraturas11, distúrbios neurológicos12 e trombose13.
O monitoramento regular desse paciente ajuda na detecção precoce e no tratamento de condições mais graves que podem se desenvolver.
Os campos assinalados com * são obrigatórios