Saiba mais sobre doenças alérgicas comuns, sintomas, paradigmas de gerenciamento e considerações de teste.
Seu paciente é candidato a testes específicos de IgE?
Obtenha informações detalhadas sobre alérgenos inteiros e componentes de alérgenos.
Saiba mais sobre doenças alérgicas comuns, sintomas, paradigmas de gerenciamento e considerações de teste.
Seu paciente é candidato a testes específicos de IgE?
Obtenha informações detalhadas sobre alérgenos inteiros e componentes de alérgenos.
Junho de 2022 | Linda Armstrong | ✓ Revisão médica por: Fabio Iachetti, médico
Fabio Iachetti é médico licenciado com mais de 15 anos de experiência diversificada em várias áreas de doenças como alergia, cardiovasculares, dor, gastrointestinais, reumatologia, urologia e Diabetes. É Gestor médico sênior no departamento de Alergia na equipe de Assuntos Clínicos Globais da divisão ImmunoDiagnostics da Thermo Fisher Scientific.
Se está lendo este artigo, provavelmente considera a realização de um exame de sangue de alergia ou talvez esteja pronto para agendar um. Afinal, um exame de sangue de IgE específico é uma maneira confiável, segura e acessível de testar muitas substâncias que podem causar alergia. O que deve fazer a seguir?
O primeiro passo: você precisa descobrir quais laboratórios realizam exames de sangue de alergia na sua região. Na maioria das vezes, você precisar apenas solicitar ao seu médico para realizar um exame de sangue de IgE específico para alergias. No entanto, em alguns locais, você pode conseguir agendar um teste diretamente com um laboratório ou através de um médico em atendimento virtual. (Consulte a página Faça o teste para obter mais informações sobre as opções de como realizar o exame no seu país.) Para a maioria das pessoas, o primeiro passo para a realização dos exames é uma conversa com o seu médico.
Essa conversa pode ser fácil ou exigir um pouco de delicadeza.
Enquanto alguns médicos são experientes em exames de sangue de alergias, outros podem ter uma experiência limitada. É por isso que criamos este guia com alguns passos de preparação com sete pontos de discussão com as referências científicas correspondentes. Pode ajudá-lo a planejar não só a sua consulta, mas também a conversar com mais confiança e eficácia com o seu médico.
Quanto mais conhecimento você tiver, mais confiança terá. Por isso, antes da sua consulta, aumente o seu conhecimento por meio destes passos simples.
Se você ainda não fez isso, obtenha informações básicas sobre alergias e testes, se possível, utilizando nossa Ficha técnica sobre alérgenos para obter insights sobre os alérgenos individualmente (por exemplo, ambrósia, amendoim, soja, mofo, alpha-Gal, veneno de insetos, e mais) que você suspeita estarem causando seus sintomas.
Este teste rápido faz uma série de perguntas sobre seus sintomas, incluindo quando e onde ocorrem, se mudaram com o tempo, etc. Complete o questionário para obter clareza, de modo que você possa transmitir uma imagem clara ao seu médico. Além disso, após o questionário, você pode baixar um resumo das suas respostas, junto com recursos adicionais que seu médico pode precisar para solicitar um teste.
As taxas e a cobertura variam amplamente por localização, provedores, convênios e afins. Para evitar surpresas, entre em contato com as partes apropriadas para descobrir o que (se houver algo) você pode esperar pagar por um teste de sangue para alergias e se o seu plano de saúde ou o sistema de saúde do seu país cobre essa opção.
Ao explicar as razões para o seu pedido de exame de sangue e as evidências científicas que as apoiam, pode demonstrar que está bem informado e empenhado na realização de um exame de sangue de alergia. Para ajudar a defender o seu ponto de vista, listamos sete pontos de discussão, incluindo fatos científicos relacionados com cada um.
Os seus sintomas podem não ser causados por alergias. Os sintomas podem ser desencadeados por vários motivos, incluindo rinite não alérgica, intolerância alimentar, entre outros. Se você não tem alergias, os métodos de alívio como anti-histamínicos, podem ser ineficazes. Por isso, é importante ser testado.
Para atenuar os sintomas, é útil saber o que está os provocando. Por exemplo, é alérgico a pólen, pelos de animais de estimação, mofo ou ácaros? Conhecer os seus gatilhos pode ajudá-lo a reduzir a exposição e, assim, os sintomas. Além disso, se é alérgico a mais do que uma substância, como a maioria das pessoas, pode conseguir diminuir ou eliminar os sintomas mantendo-se abaixo do limiar de sintomas.7
As alergias são dinâmicas na medida em que podem desenvolver-se e mudar ao longo da sua vida. Identificar o que desencadeia sua alergia atualmente pode ajudá-lo a evitar uma reação grave.
Embora as pessoas tenham preferências diferentes, os exames de sangue de sensibilidade alérgica podem ter várias vantagens em relação aos TCP. Considere um ou mais dos seguintes fatos para preencher o espaço em branco.
Embora possam não ser justificados em todas as situações, os exames de componentes de alérgenos (que são um tipo de exame de sangue de alergias) podem fornecer informações adicionais sobre a gravidade e precauções para evitar alimentos.
Os exames de IgE específico são, na verdade, uma evolução do RAST, que é um tipo diferente e muito mais antigo de exame de sangue. No entanto, alguns médicos acreditam erroneamente que são semelhantes.
Por que as pessoas com alergias devem se importar com isto? Se os profissionais de saúde consultarem a literatura científica sobre RAST, esta pode não descrever de forma precisa os testes atuais e a sua eficácia. Na realidade, os exames atuais de IgE específico podem ser mais eficazes do que o RAST.19
Se você foi testado quando era criança ou mesmo há cerca de dois anos, as suas alergias atualmente podem ser diferentes do que no passado. Os exames podem ajudar seu médico a desenvolver um diagnóstico atual.
A ciência está evoluindo a cada dia que passa, o que significa que os médicos devem atualizar constantemente o seu conhecimento sobre os exames de sangue de alergia. Na verdade, talvez você possa ajudá-los com os pontos e as investigações mencionados acima. Se eles quiserem saber mais, direcione-os para AllergyInsider.com.
É possível encontrar materiais e artigos educativos adicionais como este nas seções Vivendo com Alergias e Fichas técnicas sobre alérgenos, que fornecem informações específicas sobre alérgenos. Além disso, temos várias informações específicas para os médicos. Para se manter atualizado sobre as informações mais recentes, siga-nos no Facebook, Instagram, and YouTube, e incentive o seu médico a fazer o mesmo.
Um vírus ou alergia que afeta um deles também pode afetar os outros, pois todos fazem parte do seu sistema respiratório superior.
Saiba mais sobre o que está relacionado com os sintomas da cabeça, olhos, ouvidos, nariz e garganta: