Saiba mais sobre doenças alérgicas comuns, sintomas, paradigmas de gerenciamento e considerações de teste.
Seu paciente é candidato a testes específicos de IgE?
Obtenha informações detalhadas sobre alérgenos inteiros e componentes de alérgenos.
Saiba mais sobre doenças alérgicas comuns, sintomas, paradigmas de gerenciamento e considerações de teste.
Seu paciente é candidato a testes específicos de IgE?
Obtenha informações detalhadas sobre alérgenos inteiros e componentes de alérgenos.
A doença celíaca é uma reação autoimune que ocorre ao comer glúten.
Se você tem essa doença, comer glúten faz com que seu sistema imunológico ataque seu intestino delgado. Isso danifica o revestimento do intestino delgado e impede que seu organismo absorva os nutrientes necessários. Ao longo do tempo, uma doença celíaca sem tratamento pode resultar em desnutrição, dano intestinal e outras graves complicações à saúde.1
A doença celíaca ocorre em aproximadamente 1% da população mundial, mas a maioria das pessoas com a doença não é diagnosticada.2 Ela pode se desenvolver em qualquer idade, pois algumas pessoas a desenvolvem na infância e outras na idade adulta. A doença celíaca é uma condição pouco diagnosticada e mal gerenciada associada a graves complicações de longo prazo , como o desenvolvimento de osteoporose, distúrbios neurológicos, úlceras gástricas e câncer (como linfoma).3,4 Muitas vezes, ocorre em famílias inteiras. Se alguém de sua família tem doença celíaca, fale com seu médico para ver se você também deve ser examinado.
Se você tem doença celíaca, o diagnóstico pode demorar, pois os sintomas em que as pessoas pensam — diarreia, perda de peso e distensão abdominal — são apenas parte da história. Algumas pessoas com doença celíaca podem apresentar outros sintomas não digestivos ou, às vezes, nenhum sintoma.3
Sintomas em adultos
Mais da metade dos adultos com doença celíaca apresenta sinais e sintomas que não estão relacionados ao sistema digestivo, como:
Sintomas em crianças
Bebês e crianças tendem a apresentar problemas digestivos, como:
As crianças também podem apresentar outros sintomas não digestivos, como fadiga, irritabilidade, problemas comportamentais, retardo de crescimento e da puberdade, e atraso no desenvolvimento.2,5
O trigo não é o único grão que contém glúten. Outros culpados são a cevada, o triguilho, o centeio e o seitan. Embora a aveia não contenha glúten, muitas vezes é processada em instalações que também produzem grãos que contêm glúten, o que significa um risco de contaminada cruzada. Portanto, muitas pessoas com doença celíaca também evitam aveia.
Alguns alimentos, bebidas e molhos comuns que podem conter glúten e desencadear uma resposta autoimune em alguém com doença celíaca são:
Massas
Macarrão
Pães e massas
Produtos de panificação
Cereais e granola
Alimentos de café da manhã (por ex., panquecas, waffles, rabanada, biscoitos)
Misturas para bolos e coberturas
Bolachas
Croutons
Molho de soja6
Molhos e caldos
Cerveja e bebidas maltadas
O glúten pode ser um ingrediente oculto em muitos alimentos. Por isso é importante ler os rótulos dos alimentos e perguntar sobre o glúten antes de comprar ou comer alimentos. Exemplos adicionais, talvez surpreendentes, de onde você pode encontrar glúten incluem:
Produtos energéticos e granola
Batatas fritas e chips de batata
Frios processados
Balas e barras de chocolate
Sopas
Molhos para salada e marinadas5
O glúten também pode ser encontrado em itens não alimentares, como batom, gloss e pomada para os lábios, suplementos nutricionais ou à base de ervas, remédios e outros medicamentos de venda livre, vitaminas e suplementos, e massinha para modelar.
Se você reparou que a ingestão de alimentos que contenham glúten causa problemas, fale com seu médico sobre a realização de exames. Em média, o diagnóstico da doença celíaca demora de 5 a 11 anos a partir do início dos sintomas.3 Isso ocorre porque muitos dos sintomas da doença celíaca são muito semelhantes aos de outras doenças, como IBS (Irritable Bowel Syndrome, síndrome do intestino irritável), IBD (Irritable Bowel Disorder, distúrbio do intestino irritável) e intolerância à lactose. Devido aos sintomas semelhantes que se sobrepõem entre as condições intestinais comuns, os profissionais de saúde podem não considerar a realização de exames para doença celíaca imediatamente.
Muitas pessoas estão tão acostumadas a viver com seus desconfortáveis problemas gastrointestinais, ou a ser constrangidas por eles, que nunca consideraram pedir ajuda.
Mas saber o que causa seus sintomas agora também pode ajudar a evitar problemas mais graves no futuro. Um diagnóstico incorreto da doença celíaca pode retardar o tratamento e resultar em maiores riscos de outras complicações de saúde graves, como:
Converse com seu médico antes de tentar uma dieta sem glúten. Se você cortar ou até mesmo reduzir a quantidade de glúten que come antes de realizar um exame, pode alterar os resultados e causar um diagnóstico incorreto ou um exame falsamente negativo. Se acreditar que você ou um ente querido tenha um distúrbio relacionado ao glúten, não tente gerenciar o problema por conta própria. Um simples hemograma, juntamente com seu histórico médico, pode ajudar o médico a diferenciar entre alergia, doença celíaca e outras condições.
Monitore os sintomas de alergia e prepare-se para uma consulta com um médico.
Saiba mais sobre alérgenos específicos, incluindo sintomas comuns, tratamento e alívio de sintomas.
Você é um médico? Obtenha informações abrangentes sobre centenas de alérgenos integrais e componentes alergênicos.